quarta-feira, 7 de abril de 2010

LAMPIÃO DA ESQUINA JÁ DISPONÍVEL NA INTERNET


É com enorme alegria que vejo pronta a digitalização de toda a coleção de exemplares do jornal LAMPIÃO DA ESQUINA, sem dúvida dos marcos da constituição do Movimento Homossexual Brasileiro, o de maior abrangência e, consequentemente, poder de transformação.

Anteriormente houve uma tentativa semelhante, por iniciativa do João Silvério Trevisan, em 2008, por ocasião da série de palestras do Rio Orgulho, em Santa Teresa, no Centro Cultural Parque das Ruínas. Em conversa com o então Secretário Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro na gestão César Maia, Marcelo Garcia, Trevisan disponibilizou toda a sua coleção para que fosse digitalizada. Lamentavelmente, porém, o projeto não foi avante, resumindo-se a apenas a disponibilização de suas capas (ver em: http://www.stonewallbrasil.com. Aliás, Marcelo Garcia realizou um excelente trabalho à frente da SMAS-RJ. Veja a relação e a abrangência de seus projetos sociais).

Agora, finalmente, qualquer pessoa pode consultá-lo inteiramente, em qualquer parte do planeta, através do CEDOC do Grupo Dignidade, de Curitiba.

Esperamos que, em breve, este CEDOC Prof. Dr. Luiz Mott, do Dignidade, disponibilize a coleção completa do jornal NÓS POR EXEMPLO - veículo que circulou no período mais crítico da AIDS e que, guardadas as devidas proporções e contextos, ocupou com louvor o espaço deixado pelo Lampião.

De modo semelhante, esperamos que não terde muito para que o Arquivo Edgar Leuenroth disponibilize na rede os seus fundos arquivísticos referentes à história das lutas LGBTs no Brasil.

Aos poucos, mas sempre com tenacidade, vamos cada um e todxs, colaborando com a construção de um país verdadeiramente democrático, fraterno, inclusivo, feliz. Pedrinha por pedrinha.

Nenhum comentário: